Notícias

Contecc 2018: inscrições vão até 27 de maio

23/05/2018 - 16:49

Foto:

'

Anualmente, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, dos quatro cantos do país, se reúnem para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. É a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que, em 2018, em sua 75ª edição, tem como tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. A 75ªSoea será realizada em Maceió (AL), de 21 a 24 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. São esperadas mais de três mil pessoas. É o maior evento da área tecnológica do Brasil. Acontece, também, durante a Semana, o V Contecc (Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia).

Em 2018, o Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) será realizado em Maceió (AL) entre 22 e 24 de agosto. Com o tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”, a quinta edição do Congresso espera reunir alguns dos principais especialistas nesta área de conhecimento, como também em todas as áreas da Engenharia e da Agronomia, para discutir o cenário de suas realidades locais e nacional, demonstrando exemplos de inovações em empresas e institutos de pesquisas e apontar caminhos para que essas novidades se desenvolvam com técnicas e aplicação de pesquisas que tenham como objetivo aumentar o desenvolvimento do país.

“O Congresso proporciona a aproximação entre academia e setor produtivo, além de ser uma oportunidade de apresentar resultados de pesquisas para a sociedade”, comenta o coordenador da Comissão Organizadora, eng. ftal. Fernando Antônio Souza Bemerguy ao adiantar que na edição deste ano os participantes terão um espaço dedicado à divulgação de protótipos e produtos locais. “Será uma ilha de inovação com tecnologias aplicadas à realidade de Alagoas”.

Do ponto de vista acadêmico, Bemerguy ressalta que o Contecc oportuniza ganhos para os estudantes ao incrementar o portfólio técnico científico: “Aquele que tem seu trabalho selecionado pelo Congresso é reconhecido, passa a ter um currículo diferenciado porque tem uma produção autoral e, com isso, tem as possibilidades de emprego ampliadas”.

Os interessados em participar desta oportunidade poderão submeter seus trabalhos até 27 de maio pelo site oficial do Contecc. Os temas deverão abordar as modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea: Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Mecânica/Metalurgia, Química e Geologia/Minas, que estão descritas na Resolução nº 473/2002, do Confea. Poderão ser inscritos, também, trabalhos técnicos que versem sobre Experiência Profissional, Gestão, Educação, Acessibilidade e Sustentabilidade.

A taxa de inscrição é de R$ 200, até 15 de junho, para graduados e pós-graduandos aprovados para apresentarem trabalhos no Contecc. A partir de 16 de junho, o valor passa a ser de R$ 250.

INSCREVA-SE

NORMAS 2018

MODELOS DE TRABALHO E BANNER

Avaliação

Os trabalhos submetidos aceitos serão avaliados e selecionados para apresentação no Contecc por comissões científicas de avaliação e seleção de trabalhos compostas por professores indicados pelos presidentes das comissões científicas. Os avaliadores observarão, dentre outros critérios, a adequação à temática da modalidade, a originalidade da abordagem e a clareza da exposição do tema.

Apresentação
Todos os trabalhos aceitos serão apresentados no Contecc por meio de banner, que será impresso pela organização do evento e expostos desde o primeiro dia do Congresso. Não há um mínimo ou máximo de trabalhos que podem ou devem ser aceitos. Para esses trabalhos, o custeio de deslocamento e estadia não são arcados pelo Confea.

Outra modalidade de exposição de trabalhos será a apresentação oral. Nessa categoria, apenas um autor de cada trabalho classificado terá os custos arcados pelo Confea. Aqui o regulamento estabelece limite: serão selecionados 24 trabalhos. A divulgação dos trabalhos classificados para apresentação oral no Contecc será realizada por meio de publicação na homepage da Soea e nas redes sociais vinculadas ao evento, após a homologação do Plenário do Conselho Federal.

Certificação
A organização emite certificados para cada atividade desempenhada: certificado de participação, de trabalho aceito, de honra ao mérito (para as apresentações orais), de apresentação de trabalho em banner, de presidente de comissão científica, de parecerista, de avaliador, de palestrante, de participação em minicurso, de mediador. E a novidade neste ano é o certificado de menção honrosa para a instituição e/ou empresa à qual estejam vinculados os autores de trabalho classificado para apresentação oral no Congresso.

Os certificados são emitidos via online e estarão disponíveis no site oficial do evento para os interessados a partir de 45 dias corridos, a contar da data de encerramento do Contecc. Os documentos ficarão à disposição do agraciado nos sistemas de cadastramento do Contecc durante 12 meses, a contar do início do segundo mês posterior ao da realização do evento.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o contecc@confea.org.br

O Contecc
Criado em 2014, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia é um evento vinculado à Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que tem como objetivo divulgar iniciativas acadêmicas, profissionais, de gestão ou de educação desenvolvidos nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Isso é realizado por meio da recepção e da seleção de trabalhos técnicos para apresentação na Soea e publicação nos anais do Congresso e em revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua e de entidades de classe. Além disso, palestras, mesas redondas, debates e minicursos compõem a programação do evento. Em 2017, 322 trabalhos técnicos e científicos foram apresentados no formato de banners em Belém, durante a 74ª Soea.

Saiba mais sobre os detalhes do Congresso lendo o livro que reúne os melhores trabalhos inscritos no evento passado: Ciência, Inovação e Tecnologia – Coletânea de Publicações 2017.

Leia mais:

Abertas as inscrições para a 75ª Soea

'

Assessoria de Comunicação AEMS

conteudo auxiliar