Notícias

I jornada interdisciplinar sobre suicídio e trabalho ocorre na AEMS

22/09/2017 - 17:37

Foto:

Os cursos de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia, irão realizar a I jornada interdisciplinar: suicídio e trabalho: desafios contemporâneos para a saúde publica. O evento, que irá ocorrer no dia 27 de setembro na Sala 125, prédio III, 2° andar, em alusão ao setembro amarelo, será aberto para todos que queiram saber mais sobre a precarização e desumanização nas relações de trabalho, sofrimento psíquico e suicídio, além de abordagem e tratamento do indivíduo com pensamento suicida.


Sabendo que hoje, o suicídio no Brasil faz mais vítimas que a AIDS e do que vários tipos de câncer, muitas pessoas ainda não discutem o assunto, uma vez que têm medo de encarar as doenças psicológicas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, “a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo”.


Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Natalia Marinho, “muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discutir a depressão abertamente”, conclui.


Lideram o projeto as professoras Amanda Carolina Martins de Oliveira e Natalia Marinho Dourado Coelho, além do professor André Masao Peres Tokuda.


As inscrições poderão ser realizadas pelo site da AEMS e para gerar certificação, os participantes devem pagar uma taxa de R$ 5,00 na tesouraria da AEMS.


Assessoria de Comunicação AEMS

conteudo auxiliar