Plano de Ação Três Lagoas Sustentável

16/12/2016 - 20:39

Hoje, 16 de dezembro, no auditório das Faculdades Integradas de Três Lagoas - Aems, ocorreu o lançamento do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável. O Plano de Ação tem como por objetivo apoiar o município e desenvolver um planejamento estratégico na rota do seu desenvolvimento, a partir de uma inciativa intersetorial e apartidária, conduzida de forma participativa e em estreito relacionamento com a sociedade.

Três Lagoas é o primeiro município - não capital - a receber um plano voltado para aumentar a qualidade de vida dos seus habitantes e preparar a cidade para o desenvolvimento sustentável.

Três Lagoas Sustentável

O projeto conta com a parceria formada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Arapyaú, Instituto Votorantim, Fibria, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal.

Iniciado em abril de 2016, o projeto se insere no contexto de uma estratégia do BID para apoiar as cidades médias da América Latina e caribe, a desenvolver estratégias integradas para o futuro e hoje está presente em mais de 70 cidades da região.

As dimensões trabalharam com 30 temas e 129 indicadores. Os técnicos consideraram não só o levantamento de dados, mas também o resultado da pesquisa de opinião pública, que permitiu avaliar a perspectiva da população acerca da cidade, e as discussões do Grupo Gestor Local, formado por 40 representantes de 31 instituições da cidade.

O Programa Cidades Emergentes Sustentáveis (CES), vai trabalhar em três dimensões da sustentabilidade urbana: ambiental e mudança climática, desenvolvimento urbano e fiscal e governança. Fazendo uso da metodologia que incorpora a análise de indicadores, estudos aprofundados sobre o território, parcerias com o poder público e partição cidadã.