Alunos do curso de Medicina Veterinária conhecem o Haras dos Faveiros

24/11/2016 - 15:38

Um grupo de alunos do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS, estiveram no Haras dos Faveiros, acompanhados da professora Mariana Jeronymo, para uma visita técnica, onde conheceram os cavalos Árabes de Jairo Queiroz. Na ocasião, Jairo contou sua história e como conheceu a raça e também, sobre os cuidados com os cavalos.

“Tem que ter muita paixão para você dar seguimento nesse ramo. Já exportamos vários cavalos e essa visita é um reconhecimento do nosso trabalho de anos”, ressalta.

O Haras tem 700 hectares e conta com o gado nelore apurado geneticamente durante três décadas e o plantel de cavalos puro-sangue árabes. O amor maior pela raça deu-se quando Jairo viu que AF Donana havia parido um potrinho tordilho, filho de Sahibi, que recebeu o nome de Acrux, o primeiro produto a nascer no Haras e o primeiro produto de AF Donana. Jairo chamou o amigo Orestes Prata, tradicional criador de cavalos Árabes e após ver o potro, chegaram à conclusão que AF Donana iria para o russo Prichal (Aswan x Palmira por Priboj). No ano seguinte, coberta por Prichal, AF Donana pariu o incrível Don El Chall, e este foi apenas o começo de uma história que vem marcando o cavalo Árabe.

Para a professora, “só temos que agradecer. O proprietário do Haras, Dr. Jairo, foi muito gentil e nos falou sobre a raça, sobre a origem da sua criação e sobre a importância de se fazer bem feito tudo aquilo que a gente se propõe a fazer. Além disso, nos mostrou suas instalações e os seus animais, belíssimos! Foi uma tarde muito proveitosa para todos os alunos e fechou com louvor nossa disciplina de Equideocultura”, conclui.