Eventos de inclusão mostram o envolvimento de alunos e comunidade

25/11/2016 - 16:34

A AEMS foi palco do maior evento que ocorreu em Três Lagoas sobre inclusão, o I Simpósio de Acessibilidade. Grandes nomes e pesquisadores da área se reuniram com propostas e discussões sobre leis e todos os tipos de inclusão.

Para o jornalista Jairo Marques, que no evento lançou o livro “Malacabado”, “foi muito bom trocar experiências com profissionais da área e poder contar um pouco da minha história. Parabéns pela iniciativa”, reforça.

Os temas abordados foram: Diagnóstico e tratamento da Dislexia e do transtorno e déficit de atenção com hiperatividade; Estatuto da pessoa com deficiência (lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015) e os direitos da pessoa com transtorno do especto autista.

Festlibras

Outro evento que ocorreu na AEMS foi o Festlibras. Na sua XIX edição, acadêmicos de Educação Física e demais profissionais e estudantes, participaram e promoveram essa integração psicossocial e a busca pelo conhecimento da linguagem de sinais – Libras.

Para a organizadora, professora Tânia Aparecida de Lima Mariano, “esse evento tem como objetivo a inserção do participante na realidade dos portadores de deficiência auditiva e também realizar a inclusão social. A Libras é uma língua natural da comunidade surda e Libras é falar com as mãos e ouvir com os olhos e o coração”, finaliza a professora.

A AEMS parabeniza todos que participaram desses eventos. O caminho para a inclusão é pensar em mecanismos que criem maior aproximação da sociedade com alguém que possui alguma deficiência.