AEMS apresenta para a comunidade diversos eventos que fazem parte do Núcleo de Acessibilidade

22/10/2016 - 18:16

A AEMS, buscando planejar e organizar ações institucionais para a promoção de acessibilidade, está com inscrições abertas para três grandes eventos: a Semana da Saúde e Bem Estar; FestLibras e o Simpósio de Acessibilidade.

Todos os eventos estão sendo organizados pelo Núcleo de Acessibilidade da Instituição, formado por profissionais de várias áreas, que juntos, contribuem para a promoção e divulgação de acessibilidade arquitetônica, comunicativa e pedagógica a todos que procuram os serviços da AEMS.

“Buscamos implementar políticas de inclusão baseada nas orientações legais. Tudo isso irá reduzir barreiras estruturais, atitudinais, programáticas, pedagógicas e de comunicação. Esses eventos irão abordar várias áreas e será de grande valia”, reforça o integrante da comissão, Prof. André Tokuda.

O primeiro evento será a SEMANA DA SAÚDE E BEM ESTAR. Durante três dias, de 03 a 05 de novembro, diversas atividades serão realizadas. Confira a programação.

03 de novembro - Palestras de orientação

Benefícios da atividade física;

Dietas da moda;

Doenças sexualmente transmissíveis;

Importância da busca pelo tratamento psicológico;

Importância dos exames de cultura e antiobiograma;

Riscos cardiovasculares;

Uso abusivo e/ou inadequado de medicamentos.

As inscrições para essas palestras deverão ser realizadas pelo link: http://apps.aems.edu.br/extensao/curso/1075

Já no dia 04 e novembro, a AEMS terá algumas oficinas na semana da saúde. Confira abaixo:

Aferição pressão arterial;

Alongamentos gerais e laboral;

Limpeza facial;

Orientação vocacional;

Orientações dietéticas;

Teste rápido DST;

Tipagem sanguínea e glicemia.

Para participar das oficinas, basta fazer a inscrição pelo e-mail: semanasaudeaems@gmail.com .

Para aqueles que querem fazer hidroginástica, zumba, step e jump, o Poliesportivo da AEMS, que fica localizado no bairro: Distrito Industrial, estará oferecendo essas aulas no sábado, 05 de novembro. As inscrições são realizadas pelo e-mail: semanasaudeaems@gmail.com

FEST LIBRAS

Dando sequência nas atividades da semana da acessibilidade, a AEMS será palco do IX Festlibras, um evento onde surdos e ouvintes se reúnem com um único ideal: dizer não as diferenças.

Organizado pela professora de Libras, Tânia Lima, diversas apresentações irão ocorrer e é uma oportunidade para alunos de licenciaturas participarem. O evento ocorre no dia 07 de novembro, às 19h00, no anfiteatro da AEMS. As inscrições são realizadas no link: http://apps.aems.edu.br/extensao/curso/1050 .

SIMPÓSIO DE ACESSIBILIDADE

Já no dia 09 de novembro, às 19h00, no anfiteatro, para fechar com chave de ouro a programação, a AEMS realiza o I Simpósio de Acessibilidade, onde profissionais de várias áreas, reunidos, irão tratar de assuntos como Dislexia, Estatuto da Pessoa com Deficiência, entre outros.

Confira os temas das palestras:

Diagnóstico e tratamento da Dislexia e do transtorno e déficit de atenção com hiperatividade.

Estatuto da pessoa com deficiência (lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015).

Os direitos da pessoa com transtorno do especto autista.

A AEMS convida profissionais, alunos e interessados sobre o tema, para participarem desse evento, onde teremos o prazer de receber um dos grandes nomes quando o assunto é Estatuto da pessoa com Deficiência, Jairo Marques. Cadeirante desde a infância, Jairo é colunista da editoria cotidiano do jornal Folha de São Paulo e na ocasião, irá lançar o seu livro “Malacabado”, onde conta a história de um jornalista sobre rodas.

As inscrições para o I Simpósio de Acessibilidade são realizadas na secretaria da AEMS. Alunos pagam uma taxa de R$ 20,00. Já outros que tiverem interesse em participarem, R$ 30,00. O evento dará direito à certificação.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: agencia@aems.edu.br

Saiba mais sobre o NAC - http://aems.edu.br/nucleo-de-acessibilidade/